Pages

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Mensagem

A vida tem a cor que você pinta - Do livro ao Blog
 

Como é Deus?

Os homens, na busca de Deus, criaram um deus de muitos modos. Imagi­naram e, por isso, saíram, às vezes, criaturas grotescas. Para o próprio gênio de Aristóteles, Deus seria o motor imóvel do universo, o motor de tudo o que se movimenta e existe. Colossal realidade, mas frio e impassível. Outros fi­lósofos o viram como a mônada suprema, o Espírito universal e outros.

Para muitos homens Deus seria fiscal do universo ou uma espécie de pronto­ socorro em horas de aperto ou contabilista que anota o agir humano. Outros ainda o apresentam como o arquiteto do universo mas desinteressado da sorte do mundo. Este modelo persiste na crença iluminista ainda vigente na mona­ria. Ninguém terá amor por um engenheiro que projetou o universo. Aos que falam da morte de Deus podemos dizer com certeza: esse "Deus" pode morrer. Aliás, deve morrer para que, das cinzas, possa surgir o verdadeiro rosto de Deus.

O Deus de Jesus Cristo é Amor . Amor é comunicação, supõe gente, gente que ama e se ama formando comunidade, família, intimidade.

Nosso Deus é trindade, família de três pessoas, um Pai, um Filho e o Espírito Santo. Estas pessoas formam uma unidade total e perfeita pelo amor. O amor faz o milagre da unidade também aqui. Há casais assim, depois da união de uma vida tornam-se muito parecidos, às vezes até fisicamente. É o milagre do amor que se comunicou em Jesus Cristo feito homem e pelo batismo passa a fazer parte da própria família de Deus numa misteriosa e profunda realidade que alguns homens percebem e experimentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário