Pages

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Mensagem

Hoje vou falar do dia da consciência negra

 

O Brasil quer recuperar o que perdeu em dignidade nos quase 300 anos de escravidão em que manteve milhões de brasileiros trabalhando sem nenhuma paga. Foi escolhida a data simbólica da morte de Zumbi, o rei dos palmares. Palmares era a única república democrática em todas as Américas, quando todos os territórios americanos  eram colônias de Portugal, Espanha, Inglaterra e França.

 Palmares era um território de 350 quilômetros quadrados que reunia dezenas de milhares de pessoas negras e brancas no  nordeste brasileiro.

 Uma palavra sobre o último chefe O Rei Zumbi dos Palmares. Palmares foi realmente uma empresa inteligente e bem sucedida, marcada, porém, para ser destruída. Resistiu durante 100 anos. Seu principal líder, Zumbi, governou Palmares com bravura e firmeza, reconhecido tanto pelos habitantes do quilombo quanto por seus perseguidores como um grande chefe.

Raros foram os momentos de paz em Palmares. Houve muitas perseguições e travaram-se muitas batalhas com as tropas militares do governo, que buscavam a extinção daqueles povoados.

Recorreu-se, por fim, à contratação de um grande bandido paulista, de nome Domingos Jorge Velho, já conhecido como hábil exterminador de indígenas. Ele deveria, a qualquer preço, dar fim a Palmares.

Mesmo assim, Palmares resistiu bravamente este ataque brutal durante cerce de 22 dias. Por fim, diante da força das armas do exército, o núcleo central do quilombo caiu em poder dos assaltantes. Conta uma versão que Zumbi conseguiu escapar com um pequeno grupo de guerreiros e refugiar-se num local mais distante e ali estabeleceu um foco de resistência guerrilheira. Domingos Jorge Velho, entretanto, conseguiu, mediante tortura e traição, a informação do local que Zumbi se encontrava.

Atacado de surpresa, Zumbi teria reagido, mas foi assassinado junto com seus companheiros, degolado e seu corpo profanado. A cabeça foi exposta em lugar público no Recife, "como forma de amedrontar os escravos".

Chegava ao fim o Quilombo de Palmares, símbolo de resistência e orgulho pela habilidade de um povo que criou para si uma democracia exemplar, em pleno território colonial Português se defendeu por trezentos anos.

O dia provável da morte de Zumbi, 20 de novembro, foi escolhido como o dia da resistência negra e poderá, futuramente, substituir o dia 13 de maio que foi a data da abolição da escravidão no Brasil em 1888. Esta data pouco ou nada significou para as populações negras do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário